Metal Archives

Metal Archives
Metal Archives

rock brigade

rock brigade
30 ANOS DE ROCK AND ROLL

sábado, 4 de fevereiro de 2023

WITCHFYNDE • Give 'Em Hell • 1980 • United Kingdom/Reino Unido


O WITCHFYNDE foi criado em Derbyshire, Inglaterra, em 1974, pelo baixista Richard Blower e pelo vocalista Neil Harvey. Richard Blower descobriu Montalo (Trevor Taylor) em uma banda chamada ATIOFEL. Quando Richard deixou a banda em 1975, eles reformaram a banda com o guitarrista principal Montalo, o baixista Andro Coulton e o baterista Gra Scoresby, e logo recrutaram o vocalista Steve Bridges. A banda lançou seu primeiro single, "Give 'Em Hell" em 1979 e lançou seu primeiro álbum completo, também intitulado "Give 'Em Hell", pela Rondelet Records em 1980. Um atributo importante para o sucesso pode ter se originado pelo frequente airplay no Friday Rock Show, apresentado por Tommy Vance na BBC Radio 1. A banda ganhou alguma exposição ao fazer uma turnê pelo Reino Unido com DEF LEPPARD no verão de 1980. O som da banda incorporou uma mistura de influências, como Doom, Rock Progressivo e Hard Rock, com vários aspectos do som do Heavy Metal, bem como o uso proeminente de imagens satânicas.

O lançamento oficial do disco aconteceu em 5 de fevereiro de 1980 através do selo Rondelet. As gravações ocorreram no ano de 1979, no Fairview Studios, na cidade de Hull, na Inglaterra. A produção ficou a cargo da própria banda.

Em termos das principais paradas de sucesso, a estreia de "Give 'em Hell" não obteve maiores repercussões, entretanto, a mídia especializada em Heavy Metal tem o disco em alta conta. A revista Classic Rock dá a Give ‘Em Hell uma nota 4 (em 5). As composições complexas da banda rapidamente revelaram seus fetiches de Rock progressivo, entre os quais o RUSH do final dos anos 70 foi de longe o mais óbvio”. O álbum tem sido citado como um exemplo relevante para a produção da cena NWOBHM e como uma inspiração para o subgênero Black Metal. Um atributo importante para o sucesso pode ter se originado pela exibição frequente no Friday Rock Show.

Já em outubro de 1980 sairia o segundo álbum de estúdio do grupo, "Stagefright".


Tracklist:
*Todas as músicas compostas pelo WITCHFYNDE.
1. Ready to Roll - 4:15
2. The Divine Victim - 5:03
3. Leaving Nadir - 6:12
4. Gettin' Heavy - 3:52
5. Give 'em Hell - 4:03
6. Unto the Ages of the Ages - 8:54
7. Pay Now Love Later - 3:33

Band:
- Steve Bridges - Vocal
- Montalo - Guitarras
- Andro Coulton - Baixo
- Gra Scoresby - Bateria

Link

Nenhum comentário: