Metal Archives

Metal Archives
Metal Archives

rock brigade

rock brigade
30 ANOS DE ROCK AND ROLL

sábado, 4 de fevereiro de 2023

RIOT • Narita • 1979 • United States/Estados Unidos


O RIOT "nasceu" em 1975 na cidade de Nova York, quando o guitarrista do KON-TIKI Mark Reale e o baterista Peter Bitelli recrutaram o baixista Phil Feit e o vocalista Guy Speranza. A formação gravou uma demo de quatro faixas, que eles esperavam ser incluída em uma proposta de compilação de novas bandas de rock. Enquanto aguardavam o projeto decolar, eles adicionaram Steve Costello nos teclados.

Reale levou as várias demos aos produtores de Nova York Billy Arnell e Steve Loeb, que também eram donos do Greene Street Recording Studio e do selo independente Fire-Sign Records. Arnell e Loeb recusaram a proposta de compilação, mas assinaram com a RIOT. A banda adicionou o segundo guitarrista Louie Kouvaris e substituiu Feit por Jimmy Iommi, embora ambos os baixistas tenham participado da gravação de seu álbum de estreia, "Rock City"; o álbum foi gravado e produzido por Arnell e Loeb e lançado em sua Fire Sign Records. Após um início promissor e slots de suporte com AC/DC e MOLLY HATCHET, a banda não conseguiu manter o ímpeto e estava prestes a se separar em 1979.

Naquele ano, no entanto, a nova onda do Heavy Metal britânico quebrou o mainstream, e a banda chamou a atenção do influente DJ Neal Kay, que os divulgou na Grã-Bretanha, onde os fãs compraram cópias importadas de "Rock City". Encorajados, Arnell e Loeb, agora empresários da RIOT, gravaram o novo álbum da banda, "Narita". No decorrer da gravação, Kouvaris foi substituído pelo roadie Rick Ventura.

Após um apoio bem-sucedido de Sammy Hagar em sua turnê pelos Estados Unidos no Texas, a Capitol Records ofereceu à Riot um acordo mundial para "Narita", principalmente para apoiar Hagar. A Capitol e Hagar precisavam de uma vantagem mais jovem e mais forte para se associar a ele, então a RIOT foi escolhida se eles concordassem em apoiar Hagar em sua turnê pelo Reino Unido. Hagar e RIOT tiveram uma turnê de sucesso, mas RIOT foi dispensado pela Capitol assim que terminaram de promover Hagar.

Arnell e Loeb passaram o restante do avanço da Capitol Records, mantendo importantes promoções de rádio FM indie para promover o último álbum do RIOT. Arnell e Loeb colocaram o álbum no maior número possível de estações de rádio em todo o país, aumentando assim o perfil do rádio o suficiente para que a Capitol escolhesse sua opção por outro álbum, o que levou ao álbum mais vendido da RIOT, "Fire Down Under".

Lançado inicialmente em 1979, "Narita" ficou esgotado no final dos anos 1980 e só foi prensado em formato de CD no Japão em 1989 até o início dos anos 1990. Foi finalmente lançado em CD fora do Japão em 2005 pela Rock Candy Records do Reino Unido, dirigida pela ex-Kerrang! escritores Derek Oliver e Dante Bonutto.

Esse é um álbum muito especial. Musicalmente, RIOT sempre esteve à frente de seu tempo, sendo pioneiros nesta encarnação anterior de várias maneiras. "Rock City" continha os primeiros exemplos de uma abordagem proto-Speed Metal para o espectro cada vez maior de estilos mais pesados, "Narita" brilha um pouco mais no departamento musical geral, oferecendo uma boa mistura de Hard Rock clássico e Metal antigo e tradicional que não perdeu nada de seu vigor com o passar do tempo. Todas as músicas são verdadeiras jóias, baseadas no Blues, mas altamente melódicas ao mesmo tempo. Impulsionadas pela guitarra estupenda do talentoso Mark Reale e pelos vocais 'mágicos' de Guy Speranza - um cantor único e um dos melhores cantores de Hard Rock clássico' de todos os tempos - a musicalidade de RIOT é excelente. Tomando' (killerrr), o enérgico "Kick Down the Wall", a sensação primitiva de Hair Metal de "Hot for Love", o hino de "Here We Come Again" ou a perfeição do Hard Rock de "White Rock". já feito. O tempo foi acelerado um pouco (ao ponto do metal clássico), o ataque duplo da guitarra dá à música um som mais orientado para o soco, em vez da atmosfera fina dominada pelos agudos do original, e o solo da guitarra é milhas acima dele no departamento técnico. Sim, "Narita" ostenta uma das capas de álbum mais feias da história, mas a criatura sinistra aparentemente tinha um estranho fascínio. O significado de "Narita" e o imaginário que envolve a imagem, foi uma homenagem ao Japão, onde a RIOT era estrela, batizada com o nome de seu polêmico aeroporto. De qualquer forma, se você não gosta da capa, a música que vem dentro é incrível, um Hard Rock clássico atemporal. "Narita" foi realmente difícil de encontrar para muitos anos.

 

Tracklist:
01. Waiting for the Taking 05:01
02. 49er 04:37
03. Kick Down the Wall 04:33
04. Born to Be Wild (Steppenwolf cover) 02:49
05. Narita 04:39 instrumental
06. Here We Come Again 06:00
07. Do It Up 03:46
08. Hot for Love 05:02
09. White Rock 02:35
10. Road Racin' 04:33

Band:
- Mark Reale - Guitars, Songwriting (except track 4) (R.I.P. 2012)
- Peter Bitelli - Drums
- Guy Speranza - Songwriting (except track 4), Vocals (R.I.P. 2003)
- Rick Ventura - Guitars, Songwriting (track 1)
- Jimmy Iommi - Bass

MP3 320K

2 comentários:

dannypec disse...

no comment

Anônimo disse...

LA MAYORIA DE LAS VECES LAS CONTRASEÑAS NO FUNCIONAN. TANTO CUESTA HACER UN BLOG BIEN? MUCHO LA CABEZA NO DA, NO?