Metal Archives

Metal Archives
Metal Archives

rock brigade

rock brigade
30 ANOS DE ROCK AND ROLL

sábado, 4 de fevereiro de 2023

RAVEN • Rock Until You Drop • 1981 • United Kingdom/ Reino Unido

 

RAVEN é uma banda inglesa de Heavy Metal, formada em 1974 pelos irmãos Gallagher, o baixista e vocalista John e o guitarrista Mark. A banda ganhou notoriedade como parte da nova onda do Heavy Metal britânico do início a meados dos anos 1980 sendo considerada uma influência e inspiração no desenvolvimento do gênero Thrash Metal, incluindo o "the big four" (METALLICA, SLAYER, MEGADETH, ANTHRAX). O RAVEN também é notável por liderar a primeira turnê nacional do Metallica em 1983.

O trio de Newcastle lançou pelo selo Neat Records o que se tornou seu lançamento mais memorável, e provou ser muito mais consistente e fresco em termos de composição do que o que a banda lançou posteriormente. A sua oferta musical está bastante resumida na capa do álbum; No fundo, uma explosão de proporções demoníacas, amplamente inspirada no Glam Rock britânico dos anos 70 (mais especificamente, SWEET) e no JUDAS PRIEST. O resultado da mistura é bastante surpreendente; enquanto os traços do Glam Rock proporcionavam um clima de festa e um som muito alegre, a banda, por outro lado, manteve-se fiel ao estilo pesado, veloz e hiperativo que caracteriza o NWOBHM desde o início.

O álbum abre de forma surpreendente com "Hard Ride", que talvez esteja longe de ser seu número mais poderoso, pois não é realmente veloz. Ainda assim, é, no entanto, um aquecimento muito adequado, tendo em conta o que prepararam nos próximos números. Os sinais de caos e velocidade estão presentes no próximo número, "Hell Patrol", que ainda conta com uma performance vocal impactante de John Gallagher e uma seção escandalosa em que ele grita por mais de 30 segundos! O número final de sete minutos "Tyrant of the Airwaves" fica na fronteira entre a velocidade e o Thrash Metal. Sua intensidade se deve apenas à bateria ininterrupta de "Wacko" Hunter, que constantemente exibiu sua vitalidade ao longo do álbum. Além disso, a guitarra de Mark Gallagher também proporcionou momentos memoráveis, como é o caso dos riffs incluídos nas falas de "Don't Need Your Money", assim como as progressões harmônicas tocadas no refrão da música. Segundo a banda, esse número foi inspirado por um problema de empréstimo de dinheiro que o grupo teve com TYGERS OF PAN TANG. De qualquer forma, independentemente das circunstâncias que envolveram sua criação, a faixa permanece como um clássico de todos os tempos para a banda, e até, para o NWOBHM.

O álbum também traz um par de covers do SWEET, que se encaixam perfeitamente em seu estilo de composição predominante e mostram um componente essencial do estilo do grupo. Embora as influências do Glam Rock britânico estejam muito presentes, também é verdade que o toque próprio dos britânicos desempenhou um papel significativo em seu som e ajudou esses caras a se diferenciarem de outras bandas. Em resumo, a performance enérgica e explosiva exibida neste disco é uma obra por excelência que nunca mais seria vista, e também representa uma estreia de muito sucesso para a Neat Records, apesar de não ter sido tão comercializado como a estreia do Maiden. Um lançamento essencial para os interessados ​​na história da NWOBHM, mas também é o álbum que poderia facilmente sobreviver na terra dos livres e lar dos corajosos e resistir ao teste do tempo. Se o NWOBHM é a sua paixão, você deve obter imediatamente este álbum.
 

Tracklist:
01. Hard Ride
02. Hell Patrol
03. Don't Need Your Money
04. Over the Top
05. 39/40
06. For the Future
07. Rock Until You Drop
08. Nobody's Hero
09. Hellraiser/Action (The Sweet cover)
10. Lambs to the Slaughter
11. Tyrant of the Airways
12. Wiped Out
13. Inquisitor
14. Crazy World
 
Band:
-John Gallagher - Vocals, Bass, Guitars (classical)
-Mark Gallagher - Guitars, Vocals (backing)
-Rob "Wacko" Hunter - Drums, Vocals (backing)
 
MP3 128K

Nenhum comentário: