Metal Archives

Metal Archives
Metal Archives

rock brigade

rock brigade
30 ANOS DE ROCK AND ROLL

domingo, 5 de fevereiro de 2023

TROUBLE • Psalm 9 • 1984 • United States/Estados Unidos


O Doom Metal é um gênero musical que se ramificou no Heavy Metal, tendo como principal característica criar uma atmosfera de escuridão e melancolia. Pode-se dizer que o Doom Metal surgiu no final da década de 1960, através do álbum homônimo de estréia da lendária banda BLACK SABBATH. O 1º álbum de Ozzy Osbourne e Cia. é considerado por muitos o "fundador" do estilo. A banda PENTAGRAM também da mesma época, é considerada outra das precursores do Doom Metal. Porém, ambas as bandas eram um Blues-Rock triste, pesado e distorcido, lembrando mais um Heavy'in'Hard. Esse sub-gênero seguiu no início da década de 1980, quando então o TROUBLE lançou esse seu debut, "Psalm 9" (em 1984). A banda possuía uma grande influência do SABBATH, mas encorporou elementos que vieram a definir realmente o que seria o tradicional Doom Metal. Sem pegadas country, e distribuindo um pouco mais de peso, o TROUBLE alicerçava ali os principais ingredientes desse estilo: 
 
Ritmos em andamento lento, mas sem perder o peso,
○ Criação de atmosferas obscuras e sombrias,
Predominância de tons menores e pesados.

Tudo isso, porém soando um pouco mais heavy metal, com alguma influência de JUDAS PRIEST e do Rock psicodélico dos anos 70. Acho seguro afirmar que, apesar do BLACK SABBATH ter influenciado na criação do Doom Metal, quem de fato consolidou o estilo foi o TROUBLE. Seus dois primeiros álbuns, "Psalm 9" e "The Skull" (de 1985), são considerados pela crítica e apreciadores, como clássicos desse estilo. Mais do que isso, são frequentamente citados como pilares do Doom Metal. Há uma famosa história que afirma que James Hetfield e Kirk Hammett (do METALLICA) entraram no camarim do TROUBLE, após um show, tentando descobrir como seus amplificadores foram criados para produzir seu som único. Será verdade?

As origens da banda remetem aos anos 70. Originários de Chicago, Eric Wagner (vocal), os guitarristas Bruce Franklin e Rick Wartell (guiatarras), Jeff Olson (bateria) e o baixista Ian Brown (que mais tarde acabou substituído por Sean McAllister, em 1983) iniciaram suas atividades em 1979. A banda excursionou por todo o Centro-Oeste durante o início dos anos 1980, antes de assinar com a Metal Blade Records. Diferentemente de outras bandas, suas letras eram muito inspiradas em passagens da Bíblia. Essa diferença chamou a atenção da famosa gravadora Metal Blade, que os contratou para gravarem seu 1º álbum, "Psalm 9", em 1984. "Fui criado católico", explica Eric, vocalista e principal letrista no encarte da re-edição do álbum em 2006, - "mas você tem que lembrar que, no início da década de 1980, toda banda de Metal era uma espécie satânica, e eu não queria entrar nessa vibe". Eric também explica que foi daí que a surgiu o termo WHITE METAL (rótulo que, inclusive, a banda rejeita!). O seu assessor de imprensa criou isso, na época que a banda entrou para a Metal Blade, para diferenciá-los de outras bandas que haviam licenciado seus materiais para o selo - como o VENOM, que era assumidamente "Black Metal". Então, devido às letras positivas e baseadas na Bíblia, essa pessoa criou o termo "White Metal", que hoje é usado de forma pejorativa. "Eu acho que era mais parecido com a Metal Blade tentando parecer bonitinho ou algo assim com todo [metal satânico] sendo chamado de Black Metal, então nos chamaram de Metal Branco".

Originalmente, "Psalm 9" foi lançado de forma homônima, com o nome da banda, mas acabou renomeado para "Psalm 9", após o 4º álbum de estúdio (lançado em 1990) que chamava-se "Trouble" e marcava uma nova direção na banda.
  
Vamos ao disco, logo que o álbum se inicia com "The Tempter", já se percebe a energia e competência dos caras, numa faixa que remete a uma luta espiritual em sua letra. "Assassin" é SABBATH descarado! A banda toda está em sincronia e executa um metal furioso. Riffs extremamente empolgantes! "Victim of the Insane" permite que Jeff inicie introduzindo a bateria para o que vem a seguir a linha das faixas anteriores como uma das melhores do álbum. Até aqui você aprendeu o que é Doom Metal, e se chegou aqui, vai se deliciar com o álbum do início ao fim. Um riff simples, mas contagiante que fica na sua cabeça até o fim da música. É assim que começa "Revelation (Life or Death)"´. Rock´n´roll na veia! "Bastards Will Pay" é pra você correr, pular, balançar a cabelera, fazer mosh, o que você quiser. Mas executada ao vivo, com certeza essa é a faixa mais energética aqui. "The Fall of Lucifer". Riffs legais e talvez o melhor refrão do disco. "Endtime" é uma faixa instrumental. Aqui a banda joga toda sua habilidade, num faixa realmente ótima de se ouvir. Profissionalismo dos caras. Entenda porque Bruce Franklin merece estar na lista dos maiores guitarristas cristãos! Até o baixista Sean se destaca mais nessa faixa! Chegamos à faixa-título, "Psalm 9". Uma das melhores faixas do álbum. Pra finalizar, ainda temos um cover da música "Tales of Brave Ulysses", da banda de Blues-Rock/psicodélico CREAM (que tinha o guitarrista Eric Clapton em sua formação), baseada na famosa obra "Odisséia", de Homero. Bem legal, encerra bem o álbum.

Como dito antes, a banda toda opera em sincronia, todos cumprem suas funções com competência, mas não há como não destacar; Eric que conduz muito bem as músicas com seu vocal agudo, e Bruce que simplesmente arrebenta as cordas em solos maravilhosos.

Após isso, o TROUBLE nunca mais lançou um álbum como "Psalm 9", pois "The Skull" mantém um pouco do Doom Metal, principalmente na temática de suas letras, mas já soa mais Heavy Metal do que o anterior. A partir do "Manic Frustration" (de 1992), a banda começou a tocar um ritmo mais acelerado e psicodélico.

Enfim vamos concordar: "Psalm 9" não é apenas um álbum de Metal ... é um clássico!
 

Tracklist:
1. The Tempter
2. Assassin
3. Victim of the Insane
4. Revelation (Life or Death)
5. Bastards Will Pay
6. The Fall of Lucifer
7. Endtime
8. Psalm 9
9. Tales of Brave Ulisses (CD Bonus Track)

Band:
◇Eric Wagner: Vocals
◇Rick Wartell: Guitars
◇Bruce Franklin: Guitars
◇Sean McAllister: Bass
◇Jeff Olson: Drums
 
Audio: APE (cue + log) / 
FLAC (Separated files + cue)
+ Cover Scans
Size: 240 MB / 246 MB

 
MP3 320K

Nenhum comentário: