Metal Archives

Metal Archives
Metal Archives

rock brigade

rock brigade
30 ANOS DE ROCK AND ROLL

domingo, 5 de fevereiro de 2023

GRAVE DIGGER • Heavy Metal Breakdown • 1984 • Germany/Alemanha

 
A banda GRAVE DIGGER foi formada em 1980 por Chris Boltendahl e Peter Masson. A primeira formação da banda contava com Boltendahl nos vocais e baixo, Masson na guitarra e Lutz Schmelzer na bateria, que no ano seguinte foi substituído por Phillip Seibel. Nos primeiros anos da banda pré-lançamento de seu debut, a banda teve várias mudanças na formação, incluindo 3 bateristas e a adição de um membro extra no baixo, com Boltendahl se reservando somente aos vocais a partir de 1983. Nessa época, a banda, que ainda se chamava somente DIGGER (nome que seria retomado pela banda depois de alguns anos) participava em alguns pequenos festivais e gravou, em 1983, duas músicas ( "Violence" e "2000 Light Years From Home", um cover de The Rolling Stones) para a compilação Rock From Hell, compilação de Metal alemão lançada pela Modern Music Records.

Em 1984, a banda que agora já usava o nome GRAVE DIGGER – lançou seu debut, o álbum “Heavy Metal Breakdown“. Algo que já chama atenção é que, apesar das letras e música serem 100% creditadas ao vocalista Chris Boltendahl, na verdade ele não escreveu quase nenhuma. Na época, a banda não tinha dinheiro para registrar os direitos das músicas para todos os membros, então decidiram registrar tudo no nome de Boltendahl, apesar de haver participação na composição dos outros três membros e de maioria das letras terem sido feitas pelo então manager da banda, Gerd Hanke, pois o inglês de Boltendahl não era bom suficiente na época para escrever boas letras.

Originalmente lançado com 9 faixas, incluindo o cover de The Rolling Stones gravado para a coletânea Rock From Hell. Curiosamente, o single “Violence” não estava incluído na versão original. Dez anos depois, em 1994, foi lançada uma versão bônus japonesa contendo mais 10 faixas, incluindo “Violence” e algumas faixas de EP’s e compilações que a banda gravou.

Em 2018 foi lançada uma versão remasterizada do álbum, que é a única disponível oficialmente em meios digitais. A versão remasterizada conta com 14 faixas, misturando as originais com algumas da versão de 1994 e uma versão alternativa para “2000 Light Years From Home”

Em linhas gerais, é possível compreender porque o GRAVE DIGGER se tornou uma banda importante para o cenário oitentista. Desde seu primeiro álbum, a banda basicamente “seguiu a receita” de forma exemplar: música linear com riffs rápidos, porém marcantes; o vocal agudo e gritado; bateria rápida (para a época) e que só para no final da música; certas linhas vocais feitas para serem entoadas pelo público; e uma balada no álbum. Isso somado ao cover de uma banda popular como The Rolling Stones ( que, inclusive, foi tão bem traduzido para o gênero. "Heavy Metal Breakdown" é anterior a clássicos como "Gates of Purgatory" e "Walls of Jericho" então quase inteiramente prospera com influências de MOTÖRHEAD e ACCEPT. O último se torna aparente imediatamente com o latido enferrujado de Chris Boltendahl. Ele sempre dança em torno do território dos gritos na maioria das músicas, porém sem as travessuras de Bon Scott ou Udo. Durante todo o álbum, é preciso destacar os refrões. Sejam os hinos de ouvido como a faixa-título e "We Wanna Rock You" ou as explosões energéticas de "Headbanging Man", ele constantemente oferece momentos memoráveis ​​com facilidade.
 
Alguns dos destaques do álbum são a faixa-título "Heavy Metal Breakdown", “Yesterday” - a balada do álbum, que se difere completamente do resto sendo uma música muito bem composta, "Back From The War", e “2000 Light Years From Home”, o cover de The Rolling Stones muito bem transposta para o gênero Heavy Metal.

Enfim,  “Heavy Metal Breakdown” é extremamente recomendado para quem gosta do gênero. Ele segue o padrão que estava em alta na época e, com seus simples 36 minutos de duração, consegue agradar sem deixar a desejar, mas sem cansar o ouvinte. A banda executa muito bem todas as faixas, não sendo possível detectar nenhum erro de gravação em meio ao álbum, e a voz de Chris Boltendahl é padrão, porém apresenta uma boa técnica quando se trata da sustentação das notas e da agressividade dos vocais.


Tracklist:
1- Headbanging Man
2- Heavy Metal Breakdown
3- Back From the War
4- Yesterday
5- We Wanna Rock You
6- Legion of the Lost
7- Tyrant
8- 2000 Light Years From Home ( The Rolling Stones Cover)
9- Heart Attack

Japanese Bonus Track Version (1994):
10- Violence
11 – Shoot Her Down
12 – We Wanna Rock You (Single Version)
13 – Storming the Brain
14 – Shine On
15 – Tears of Blood
16 – Don’t Kill the Children
17 – Girls of Rock n’ Roll
18 – Stronger Than Ever
19 – I Don’t Need Your Love

Band:
– Chris Boltendahl (Vocais)
– Peter Masson (Guitarra)
– Will Lackman (Baixo)
– Albert Eckdart (Bateria)
Músicos Adicionais:
– Dietmar Dillhardt ( Teclado em “Yesterday”)

MP3 320K
Link

Nenhum comentário: