Metal Archives

Metal Archives
Metal Archives

rock brigade

rock brigade
30 ANOS DE ROCK AND ROLL

sábado, 4 de fevereiro de 2023

ACID • Acid • 1983 • Belgium/Bélgica

 
O belga ACID surgiu praticamente junto com o mais famoso movimento da época, tendo sua fundação datada em 1980. Localizada em Bruges, West Flanders, os belgas sabiam que o seu país não fazia parte do mapa musical e ao lado dos compatriotas do CROSSFIRE foram à luta em busca de reconhecimento por seu trabalho. Para quem não conhecia a banda até então, sua sonoridade remete às bandas da época com um toque de velocidade e “sujeira” a mais, que viria a ser característica do estilo. O termo sujeira é quando a distorção da guitarra fica mais ríspida meio que lembrando uma serra elétrica de verdade, e saindo dos moldes mais limpos do Metal mais tradicional. Junto a isso, inclua o talento dos músicos e a voz potente da vocalista Kate de Lombaert. Pronto! Temos o Acid completo e em plena forma! A voz aguerrida e cortante de Kate , que combinada às linhas de guitarra construídas por “Donald “Demon” Devers e Dirk “Dizzy Lizzy” Simoens, contribuiu muito para o surgimento e moldagem do que entendemos por Speed Metal. Os dois primeiros álbuns da banda foram lançados no ano de 1983, sendo o já citado em janeiro e o “Maniac”, em novembro.

O Álbum é absolutamente incrível. uma banda que parecia à frente de seu tempo e, portanto, completamente deixada para trás quando se fala em obras-primas. Os riffs neste álbum são de outro mundo. Quando digo isso, não quero dizer que eles são técnicos ou exagerados ou o que diabos as pessoas gostam. Eles não são excessivamente rápidos, mas são barulhentos como um canhão e têm muito poder por trás deles. Altamente recomendado. Se você não gosta de vocalistas femininas e só ouve uma banda, certifique-se de que seja esta.

O álbum “Maniac” foi lançado pelo selo “Giant Records”, gravado e mixado no ICP Recording Studios. Foi produzido pela dupla Filip ‘Max’ van Loo e Luc V. d. Bossche. A arte emblemática possui a assinatura de H. Geldhof, enquanto os engenheiros de produção foram Djoum Ramon e Michel Dierickx. Junto aos integrantes já destacados, temos a afiada cozinha formada pelo baixista Peter “T-Bone” Decock e pelo baterista Geert “Anvill” Ricquier, que inclusive tocou em uma banda chamada Hiroshima. Em meio a toda aquela leva de bandas lançando discos que viriam a ser cultuados anos mais tarde, o ACID, que já tinha em seu currículo dois excelentes álbuns, acabava aparecendo nas mais diversas coleções de discos de fãs não somente dos seus arredores como também do ponto inicial da N.W.O.B.H.M. Com um segundo disco ainda mais equilibrado e com uma proposta mais aparente e concreta, a banda conseguiu participar de mais festivais e tirar certo proveito disso. Obviamente que não podemos comparar com a explosão de sucesso que outras bandas tiveram, mas dentro do underground a banda apareceu da forma que conseguia. Fãs declarados de MOTORHEAD, os belgas buscavam a inspiração necessária no que Lemmy e seus compatriotas ofereciam através de suas canções mais rápidas e agudas.

O logotipo indicava que o conteúdo era veloz como um raio e cortante como uma navalha, e desde então passamos a entender os estilos através do formato de seus nomes. Não que isso pudesse evidenciar a sonoridade real com 100% de certeza, mas isso ficou cada vez mais alinhado com o estilo da banda. E nos anos 90 houve um choque grande com diversas bandas mudando o logotipo por conta das mudanças sonoras, ao mesmo tempo em que bandas mudaram não somente o logo como também o design de capa, mesmo que o som não estivesse tão alterado. Bastava isso para o público mais tradicional torcer o nariz para determinado disco. Infelizmente o ACID não participou dessa época, pois veio ao fim em meados de 1985, após o lançamento de seu terceiro e último álbum de estúdio, o ótimo “Engine Beast”. Antes disso, haviam lançado o EP “Black Car” em 1984.



Tracklist:
1. Acid
2. Ghostriders
3. Hell On Wheels
4. Anvill
5. Demon
6. Hooked On Metal
7. Woman At Last
8. Five Day's Hell
9. Heaven's Devils
10. Satan

Band:
- Kate de Lombaert (vocal)
- Demon (guitarra)
- Dizzy Lizzy (guitarra)
-T-Bone (baixo)
-Anvill (bateria)

MP3 320K

Nenhum comentário: