Metal Archives

Metal Archives
Metal Archives

rock brigade

rock brigade
30 ANOS DE ROCK AND ROLL

sábado, 4 de fevereiro de 2023

TANK• Filth Hounds of Hades• 1982• Unted Kingdom/Reino Unido


TANK é o nome de duas bandas britânicas de Heavy Metal, ambas originárias de uma banda formada em 1980 por Algy Ward, ex-membro do The Damned. A banda original é conhecida como parte da nova onda do movimento Heavy Metal britânico. O TANK era frequentemente comparado ao MOTORHEAD, já que ambas as bandas eram trios liderados por baixistas cantores e tocavam um metal solto, quase no estilo Punk.

Após disputas legais e criativas, Algy Ward liderou uma versão do grupo enquanto os guitarristas Mick Tucker e Cliff Evans lideraram a outra.

Aqui temos "Filth Hounds of Hades" o primeiro álbum de estúdio da banda, lançado em março de 1982 pelo selo Kamaflage. O álbum foi produzido por "Fast" Eddie Clarke do MOTORHEAD, e gravado entre dezembro de 1981 e janeiro de 1982 no Ramport Studios em Londres. A edição canadense da Attic Records tinha uma capa azul alternativa com os cachorros em marrom e com um logotipo diferente. O título veio de Sir Henry at Rawlinson End, de Viv Stanshall, originalmente uma série de rádio gravada para o show de John Peel em 1975, e mais tarde um álbum de 1978 e um filme de 1980. Em entrevista ao Sounds, o baterista Mark Brabbs disse que "veio do livro de Viv Stanshall e soou adequado porque todos gostamos de seu humor. Parecia descrever o tipo de pessoa que veio nos ver quando começamos. eram iguais a nós, apenas dando uma festa, começando a beber todos os dias na hora do almoço, então parecia adequado, porque nós os chamávamos de The Filth mesmo então, embora não de forma depreciativa!"

o álbum gerou dois singles bem sucedidos e garantiu excursões regulares por todo o verão culminando numa famosa apresentação no Reading Festival. Realmente, o disco foi muito bem recebido (inclusive pela imprensa especializada), sendo considerado até hoje como um dos melhores álbuns do movimento. Contextualizando: era 1981 e o discaço "No Sleep 'Till Hammersmith", ao vivo, do MOTORHEAD havia entrado no nº. 1 das paradas inglesas! A NWOBHM estava em pleno andamento. Com as primeiras bandas já se destacando (como SAXON, IRON MAIDEN e DEF LEPPARD), um monte de outras famintas pela ribalta já se enfileiravam sob suas asas buscando espaço e oportunidade. O Tank era uma delas e, com o apoio de MOTORHEAD, eles tiveram inspiração e suporte para shows. Lançado em mar/82 (mas gravado entre dez/81 e jan/82, no Ramport Studios, em Londres), o álbum tinha Rocks pauleiras descascantes e escaldantes. Faixas como a canção-título, "Run Like Hell" e a canção de abertura "Shellshock" (com espécie bizarra de coral de homens da caverna) deixavam clara quão divertidas devem ter sido aquelas sessões de gravações movidas a um coquetel volátil de intensidade e velocidade (pense uma espécie de MOTORHEAD + IRON MAIDEN fase Paul DiAnno). Mas o álbum ainda tinha faixas digamos "mais acessíveis" como os incríveis singles "Blood, Guts & Beer" e "He Fell In Love With A Stormtrooper". A zombaria cínica de "Who Needs Love Songs" e a longa e furiosa jam de "That's What Dreams Are Made Of" também ajudaram a mostrar as qualidades da banda em velocidades menos frenéticas. Mesmo assim, foi um par de obras-primas do Punk Metal (a autoexplicatória "Struck By Lightning" e o hino "Turn Your Head Around") que garantiram "Filth Hounds Of Hades" como o melhor álbum do TANK e o qualificou como um item essencial na discoteca de qualquer fã sério de Heavy Metal. Infelizmente, como aconteceu com várias outras bandas da NWOBHM que nunca conseguiram confirmar a promessa da estreia,  lançaram alguns outros álbuns bem mais civilizados, sem a força, a eletricidade e a selvageria inicial, além de sofrerem com infortúnios (como a quebra da gravadora), mudanças de formação e novos rumos musicais.



Tracklist:
01 - Shellshock
02 - Struck by Lightning
03 - Run Like Hell
04 - Blood, Guts and Beer
05 - That's What Dreams Are Made Of
06 - Turn Your Head Around
07 - Heavy Artillery
08 - Who Needs Love Songs?
09 - Filth Hounds of Hades
10 - (He Fell in Love with a) Stormtrooper
11 - Don't Walk Away [bonus track]
12 - Shellshock (different) [bonus track]
13 - Hammer On [bonus track]
14 - Don't Walk Away (live) [bonus track]
15 - The Snake (Pink Fairies cover) [bonus track]
16 - (He Fell in Love With A) Stormtrooper (different) [bonus track]
17 - Blood, Guts and Beer (live) [bonus track]
18 - Steppin' on a Landmine [bonus track]

Band:
• Algy Ward - Vocals, Bass
• Peter Brabbs - Guitars
• Mark Brabbs - Drums

MP3 320K

Nenhum comentário: